segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Enceladus




“Enceladus ("en SEL a dus") é o oitavo dos satélites conhecidos de Saturno:



Órbita: 238.020 km de Saturno

Diâmetro: 498 km

Massa: 7,30e19 kg



Na mitologia grega Enceladus era um Titã que foi derrotado em batalha e enterrado sob o Monte Etna por Athena.

Descoberto em 1789 por Herschel.

Enceladus tem o maior albedo (>0,9) que qualquer corpo no sistema solar. Sua superfície é dominada por gelo fresco e claro.

Pelo menos cinco tipos de terrenos diferentes foram identificados em Enceladus. Além das crateras, existem suaves planícies e uma extensa linha de falhas e picos. Pelo menos uma parte da superfície é relativamente jovem, provavelmente com menos de 100 milhões de anos.

Isto significa que Enceladus deve ter sido ativa até muito pouco tempo atrás (e talvez ainda esteja ativa hoje em dia). Talvez algum tipo de "vulcanismo aquático" esteja trabalhando.

Enceladus é muito pequeno para ser aquecido pelo decaimento de material radioativo em seu interior atualmente (o calor deve haver se dissipado há muito tempo atrás).



Enceladus está preso numa ressonância de 1:2 com Dione (semelhante ao que ocorre entre Io e Europa). Isto pode fornecer um mecanismo de aquecimento, mas provavelmente é insuficiente para derreter o gelo de água. Enceladus pode ainda ser composto por algum material com baixo ponto de fusão que não seja água pura.

Enceladus pode ser a fonte de material para o tênue anel E. E já que o material não pode persistir no anel por mais que alguns milhares de anos pode ser devido a muito recente atividade em Enceladus. Outra possibilidade, talvez, é que os anéis são mantidos pelas colisões em alta velocidade entre as partículas de poeira e as várias luas.”

“Pesquisadores elevaram sua estimativa quanto à proporção de gelo presente na coluna de fumaça lançada pela lua Enceladus, em Saturno. Até 50% da coluna de fumaça lançada pelos gêiseres de Enceladus pode consistir de gelo, revelou um pesquisador durante a recente reunião da União Geofísica Americana em San Francisco, Califórnia.



Anteriormente, os cientistas acreditavam que de 10% a 20% da coluna de fumaça consistiam de gelo, apenas, e que o restante consistia de vapor de água. Alguns pesquisadores acreditam que o estudo, comandado por Andrew Ingersoll, cientista planetário do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, sustenta a ideia de que as colunas de fumaça são causadas por um lago subterrâneo que ferve e lança material ao espaço, em lugar de serem causadas por processos mais frios, como a sublimação.



Ingersoll baseou sua estimativa em uma série de fotos de Enceladus obtidas em 2006 pela espaçonave de exploração Cassini. O momento "era muito especial", ele diz, porque dois eventos importantes estavam acontecendo simultaneamente: Enceladus estava perfeitamente iluminada pelo Sol, o que permitia que as partículas de gelo presentes na coluna de fumaça fossem facilmente observadas; e, ao mesmo tempo, a Cassini estava à sombra de Saturno. "Isso nos permitiu realizar observações na direção do Sol sem que seu brilho ofuscasse os instrumentos", disse Ingersoll.



As fotos mostravam Enceladus em diferentes pontos de sua órbita e em três faixas de onda ultravioleta, luz visível e infravermelha. Em combinação, as imagens permitiram que a equipe de Ingersoll determinasse o tamanho das partículas de gelo nas colunas de fumaça, bem como seu índice de concentração.”



Se quiserem saber mais sobre As pesquisas feitas em Enceladus visitem o site:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4182827-EI301,00-Coluna+de+fumaca+da+lua+Enceladus+e+metade+gelo+diz+pesquisa.



Fontes: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20http:/noveplanetas.astronomia.web.st/enceladus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário