segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A corrida espacial


Em 4 de outubro de 1957, a antiga União Soviética colocou em órbita da Terra o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. Este satélite tinha como objetivos: medir a pressão e a temperatura das camadas superiores da atmosfera, detectar raios cósmicos, meteoritos etc.
Estava inaugurada a Era da Exploração Espacial.
Seguira-se vários projetos espaciais americanos e soviéticos. Experimentaram-se satélites artificiais maiores, voos tripulados por animais, foguetes mais potentes, sondas espaciais.
O primeiro ser vivo lançado ao espaço foi uma cadela de nome Laika, em 1957. Colocada em órbita ao redor da Terra dentro do satélite artificial Sputnik 2 morrendo antes de reentrar na atmosfera, devido a um incêndio ocorrido no satélite.
Em resposta, os Estados Unidos lançaram em janeiro de 1958 o seu primeiro satélite, o Explorer I. Com isso, iniciava-se a corrida espacial entre as duas grandes potencias mundiais.
A etapa seguinte foi o lançamento de naves tripuladas cabendo a URSS, em 1961, lançar no espaço a Vostok I, tripulada por Yurí Gagarin, que teve o privilégio de ser o primeiro homem a ver a Terra do espaço.
Em 1963 a russa Valentina Terechkva tornou-se a primeira mulher no espaço.
Com tudo foram os astronautas norte-americanos os primeiros a pisar em chão lunar levados pela nave espacial Apollo 11, em 1969, tripulado pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.

Por: Jessika de Moura
Fonte:  COSTA, Maria de la Luz. Vivendo Ciências. São Paulo.1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário