segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nebulosas

De acordo com o Blog do Manel Nebulosas são nuvens de poeira e gás interestelar que se localizam, na maioria das vezes, no interior das galáxias. Ela só se torna visível se o gás brilha, se uma nuvem reflete a luz das estrelas ou se ela própria encobre a luz dos objetos distantes. A maioria das nebulosas estão em intensa atividade de formação estelar.

Tipos de Nebulosas

Nebulosa escura
 É um grande nuvem molecular que contém muita poeira,  tanta que acaba por bloquear a luz emitida por estrelas dentro ou perto dela e mesmo de outras nebulosas. De todos os tipos de nebulosa, as escuras são as nebulosas mais frias. Quando o gás é aquecido, luzes de diferentes cores começam a ser geradas, como nas nebulosas de reflexão e emissão . Nas nebulosas escuras, porém,tanto a menor temperatura quanto sua grande dimensão fazem com que a luz seja absorvida por elas, a luz não consegue atravessar.

                                           Nebulosa Cabeça de Cavalo

Nebulosa de Emissão
 
São nebulosas que brilham em diferentes cores, pois o gás delas emite luz quando estimulado pela radiação de estrelas jovens  muito quentes. Estas estrelas enviam fótons altamente energéticos que aquecem o gás. Quando o gás é aquecido os elétrons pulam para um nível maior de energia, absorvendo luz. Esta luz absorvida é re-emitida, mas agora de dentro da nebulosa. Pode-se dizer que a luz que entrou na nebulosa sofreu uma modificação. A nebulosa por si só não emite luz, a luz vem de estrelas que estão próximas a ela. Quando a luz que incide na nebulosa é modificada pela intensa atividade dentro dela, a nebulosa é de emissão.

                                           Nebulosa da Trífida

Nebulosas de reflexão

 
São nebulosas que apenas refletem a luz de estrelas vizinhas que incide sobre elas. Estas nebulosas não são quentes o suficiente para provocar a ionização no gás da nebulosa como as nebulosas de emissão, mas são brilhantes o suficiente para tornarem o gás visível. Os raios de luz que entram , atravessam a nuvem e ao colidirem com  diferentes partículas e moléculas acabam espalhando a poeira e permitindo que a luz passe.


                                           Nebulosa da Cabeça da Bruxa

Nebulosa planetária

 
Apesar do nome que lhe foi atribuído, este tipo de nebulosa nada tem a ver com planetas. Inicialmente quando William Herschel(descobridor de Urano) a observou, achou que ao telescópio sua forma era semelhante a de um disco planetário. A nebulosa planetária está relacionada com a morte de uma estrela. Quando estrelas de dimensões como as do nosso Sol estão morrendo, a queima de hidrogêneo no núcleo da estrela cessa e começa a queima de hidrogêneo em sua área mais periférica, sua “concha”. A partir daí, a estrela começa a queimar hélio. Nesta fase , a energia liberada é tão grande que a estrela se torna uma gigante vermelha.
Com o passar do tempo, o núcleo da estrela original passa a ejetar muita matéria de sua superfície , o que faz a concha se expandir cada vez mais e  então a estrela vai perdendo matéria até  se transfomar numa anã branca central que começará a esfriar, já que todas as reações termonucleares se encerram . Ao final do processo , acredita-se, se tornará uma anã negra completando seu ciclo de vida.


                                           Nebulosa Esquimó

Por: Mariana Gomes

Fontes:
Denise's Blog
Blog do Manel

Nenhum comentário:

Postar um comentário