domingo, 20 de novembro de 2011

Feira de ciências - 11.11.11

Sala 19 - Astronomia. Maravilhas do Universo
Chegamos cedo para ornamentarmos a sala pois era muita coisa para ser colocada no lugar. Todo o grupo, ou pelo menos a maioria, cooperou tivemos um eletricista para auxiliar na parte elétrica e uma professora para a parte da ornamentação.
Utilizamos o TNT do grupo Justiça que tinha apresentado no dia anterior e nos deu para reaproveitarmos e as nossas estrelas de papel foram todas feitas com folhas usadas.
Aproveitávamos os intervalos para nos organizarmos e limparmos a sala. Revezávamos as apresentações eramos 3 grupos de 7.
Tomamos todas as precauções para não pregarmos nada no quadro, pregamos nos vão entre o quadro e a parede.
Nos nossos cartazes colocamos legenda em braile para atendermos possíveis visitantes deficientes visuais.
Distribuímos como lembrança uma pulseira de neon e um folheto com o nosso blog e uma curiosidade.


O material utilizado para a ornamentação da sala foi todo reutilizado para uma exposição sobre Astronomia em uma outra escola de ensino fundamental.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Astronauta


Quem quando era criança já falou que queria ser um astronauta? Apenas porque achava legal ir até a lua?
Astronauta é muito falado, mas poucos sabem realmente o que é um ou mesmo o que faz e você saberia explicar?
Pois é Astronauta é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extra veiculares.
Tecnicamente considera-se astronauta todo aquele que empreenda vôo sub-orbital (vôo balístico, sem entrar em órbita) ou orbital de no mínimo 100 km de altitude (considerado o limite externo da atmosfera).
Embora geralmente reservado para os profissionais viajantes, por vezes o termo é aplicado a qualquer pessoa que viaja no espaço, incluindo cientistas, políticos, jornalistas e turistas. 


Por: Mariana Fernandes

Fontes: Wikipédia

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Meteoros

Meteoro, fenômeno conhecido popularmente como "estrela cadente", ocorre quando fragmentos de material sólido como rochas, metais, etc. (chamados de meteoróides), que vagam pelo espaço em torno do Sol em regiões próximas a Terra, penetra na alta atmosfera da Terra. O atrito com os gases da alta atmosfera faz com que estas partículas alcancem altíssimas temperaturas e literalmente incendeiem. O rastro luminoso produzido por este processo é o meteoro que avistamos aqui do chão, durante a noite.

Chuvas de Meteoros

            Em certas épocas do ano podemos observar ao longo de uma noite um numero muito maior de meteoros do que podemos observar em uma noite qualquer. A esses eventos damos o nome de chuvas de meteoros.
          Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra passa por uma região da sua órbita onde um cometa deixou um rastro de matéria, composto por gases e poeira desprendida do cometa quando este se aproximou do Sol. As partículas sólidas desse rastro de matéria, que são "varridas" pela Terra entram na atmosfera, aumentando consideravelmente o numero de meteoros observados do solo.
   Como a grande maioria dessas partículas são bastante pequenas e não conseguem chegar ao solo, uma chuva de meteoros não representa nenhum risco para nós, no entanto, elas podem vir a danificar satélites em órbita.
          

Por: Jessika de Moura
Fontes: Observatório

NASA

   Muitas Vezes ouvimos falar sobre NASA , mas não sabemos o que é isso e nem mesmo  o que significa  a sigla , não é ?

Então saberemos um pouco sobre isso ...

A NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration; Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica), também conhecida como Agência Espacial Americana, é uma agência do Governo dos Estados Unidos da América, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial". A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, o NACA - National Advisory Committee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica).
A NASA foi responsável pelo envio do homem à Lua e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.

Por: Mariana Fernandes

Fontes: Wikipédia